Nostalgia e ritual indígenas estão em cartaz hoje no FestCine 2011

Para os desinformados, o FestCine 2011 continua acontecendo lá no Goiânia Ouro, com sessões a partir das 8h:30 para o Festivalzinho, filmes de animação e o Mostra de Video Escolar, novidade desse ano. As 14h:30 os que perderam podem reassistir as animações e as produções escolares.


O momento mais esperado começa as 19h:30 com a Mostra Competitiva Oficial, que hoje tem "Mañana C'est Carnaval" da diretora goianiense Alyne Fratari, vencedora do edittal de roteiros da Agepel ano passado. O curta mostra de uma forma bem conceitual e melancolica quatro personagens que se envolvem em situações limites antes do carnaval. Diversos sentimentos são abordados no curta durante esse momento na vida dos personagens.


Junto com  "Mañana C'est Carnaval", serão exibidos "O Homem que não dormia" (BA) com direção de Edgar Navarro, "Verdade ou Consequencia" (GO) e "As Hiper Mulheres" (PE) dos diretores Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro. Eles já receberam o prêmio de Melhor Montagem e Prêmio Especial do Juri no 39° Festival de Gramado, além do Melhor som no 44° Festival de Brasília. O documentário, "As Hiper Mulheres", conta um pouco sobre o ritual feminino do Alto Xingu no Mato Grosso. Tudo começa quando o marido teme a morte da mulher idosa e pede para que celebrem o ritual Jamurikumalu, para que ela possa cantar pela última vez.


O ritual Jamurikumalu foi realizado pela última vez, na aldeia retratada no documentário, em 1982. Esse ritual acontece na iminente morte de mulheres da tribo e serve para perpetuar a memória delas. A equipe do documentário passou dias na tribo do Alto Xingu (MT) para entender os costumes e conseguir um ambiente propício para as gravações a cenas.



O Festival de Cinema Brasileiro - FestCine é gratuito e acontece até o dia 11 de novembro na Galeria Goiânia Ouro no centro da cidade. Esse ano junto com as exibições dos filmes acontece a 1° Semana de Gastronomia e Dança de Goiânia, no subsolo da galeria.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cambalhotas - O Musical Excelente

Luz, Câmera, Ação!

Musical Moulin Rouge em Goiânia