Money, dinheiro, bufunfa... pedaço de papel


O curta "Pedaço de Papel" do cineasta mineiro Cesar Raphael foi lançado na internet dia 26 de outubro desse ano e ganhou diversos prêmios, dentre eles o de  Melhor Curta-Metragem (escolha do público) - Festival Internacional de Cinema de Itu (2009), Melhor Diretor, para Cesar Raphael, e Melhor Curta-Metragem (2º colocado) - Los Angeles Reel Film Festival (2009) e outras premiações internacionais no decorrer desse ano e 2010.

Cesar Raphael foi o roteirista, diretor, produtor e ator de "Pedaço de Papel", o projeto foi realizado totalmente independente e envolveu aproximadamente 200 profissionais. O curta, como vocês puderam ver, conta a história de uma nota de dinheiro, os diversos caminhos que ela percorre e o poder que nós, individuos, damos a ela. Com ação e drama, movimentação e trilha sonora somos levados a pensar e a discutir interiormente as instituições que formam nossa sociedade. Igreja, Família, Segurança, dentre outras, foram criadas para "civilizar" as pessoas e assim tentarmos (con)viver em harmônia e em grupo na sociedade. Mas o que percebemos é que uma simples nota se torna mais poderosa do que tudo mais que aprendemos para viver em harmonia uns com os outros. E ai vem o mais engraçado e na minha opinião a ironia do curta... Somos nós mesmo quem quantificamos o valor desse pedacinho de papel.

Segundo informações no site oficial, "Pedaço de Papel" recebeu ajuda da Lumiart, em parceria com a produtora Carla Onodera, a produtora Hemisfério Criativo e diversas entidades culturais de Minas Gerais, conseguiu dar vida ao projeto com cerca de 20% do orçamento inicial, estimado em R$ 400 mil.

Além dos diversos prêmios e do reconhecimento do público o curta foi inspiração para o longa-metragem da Lumiart "The Traveled" que está sendo produzindo em Los Angeles e terá na produção oficial o diretor, produtor e roteirista Bobby Moresco - vencedor do Oscar com "Crash ? No Limite" e produtor do também premiado "Menina de Ouro". O roteiro do longa foi escrito po Cesar Raphael e Amanda Moresco. Segundo eles, o elenco terá pelo menos dois atores nacionais.

Vamos aguardar essa mega pordução, mas enquanto aguardamos porque não fazer uma reflexão sobre o poder do dinheiro em nossas vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cambalhotas - O Musical Excelente

Luz, Câmera, Ação!

Musical Moulin Rouge em Goiânia