XIV Festival Internacional de Cinema Ambiental em Goiás


Paulo Bertran é homenageado na 14ª edição do FICA
Festival, que acontece de 26 de junho a 1ª de julho, contará com o lançamento oficial da 3ª edição do livro “História da Terra e do Homem no Planalto Central” e do livro de poesias “Sertão do Campo Aberto”, ambos de Paulo Bertran. Historiador, pesquisador e economista, Bertran é um dos ícones brasileiros com trabalho em defesa do Meio Ambiente reconhecido internacionalmente

 
O economista e historiador goiano Paulo Bertran é o homenageado da 14ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que acontece de 26 de junho a 1º de julho, na Cidade de Goiás (GO). A obra de Paulo Bertran, falecido em 2005, terá espaço especial nos Pontos de Leitura presentes durante toda a programação do Festival. Paulo Bertran é uma figura histórica para a Cidade de Goiás, ele foi o pesquisador responsável pelo reconhecimento da cidade como Patrimônio da Humanidade, Paulo também lutou pelo reconhecimento do bioma Cerrado na Constituição de 1988.

Bertran transcende os limites de Goiás e é reconhecido internacionalmente por seu trabalho em defesa do Meio Ambiente. Um exemplo disso é o prêmio "Brasileiro Imortal", concedido pela companhia Vale em parceria com a Academia Brasileira de Letras. Escolhido com mais de 75 mil votos, o historiador foi indicado para receber o prêmio pelo engenheiro florestal e coordenador das Ciências Naturais da Unesco, Celso Slatino Schenkel. Além do trabalho ambiental, Bertran teve sua importância firmada no universo da moderna historiografia brasileira, com a publicação de vários livros.

Universo Bertraniano
A programação com as obras de Paulo Bertran começou no dia 26 de junho, às 9 horas, com um grupo de dez artistas se reuniu para pintar perfis em tamanho natural de Paulo Bertran (1m85). A sessão de pintura coletiva aconteceu em frente ao Museu das Bandeiras e os perfis serão afixados em pontos estratégicos da Cidade de Goiás, ficando expostos durante todos os dias do Festival. Amaury Menezes, Rossana Jardim, Fernando Costa Filho, Marly Mendanha, Bavani, Lázaro Ribeiro, Pedro Otto, Murah Lemos e Auriovani D’Ávila estão entre os artistas. Todo o evento será filmado para compor um documentário sobre a vida do historiador, que contará com depoimentos dos artistas plásticos e de populares que quiserem se pronunciar.

No mesmo dia, às 19 horas, no Palácio Conde dos Arcos, aconteceu a abertura de uma exposição que homenagiou o historiador, composta por um piano meia cauda que pertencia à Bertran e por capas de seus livros. A surpresa fica por conta de um boneco 3D que, sentado ao piano e graças a uma animação, redigirá poesias sobre suas teclas. “Será como se Paulo estivesse presente, revivendo duas de suas paixões: o piano e as poesias sobre o Cerrado”, conta a viúva do historiador e organizadora da exposição, Graça Fleury. Também compõem essa exposição obras de artistas que retrataram Bertran: serão duas telas de Amaury Menezes, uma de Omar Souto, uma de Vicente Souza, uma de Ralf Gesatsky, uma de Henrique Arnholdt e uma caricatura de Rocha.

Na quarta-feira, 27 de junho, a exposição "Universo Bertraniano" foi aberta ao público no Memorial Paulo Bertran (Rua Padre Arnaldo, s/n, ao lado da Pousada Dona Sinhá), as 9 horas. O mesmo local vai abrigar o lançamento oficial da 3ª edição do livro "História da Terra e do Homem do Planalto Central", às 19 horas. A programação também contará com a apresentação do curta-metragem “O Cerratense”, inspirado no poema de Paulo Bertran. O curta tem roteiro e direção de Pedro Otto e colaboração de Lázaro Ribeiro, Graça Fleury e Jaime Saltchuc. A obra também foi exibida durante a abertura do Fica, na terça-feira (26), no Teatro São Joaquim.

Fonte: Olho Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cambalhotas - O Musical Excelente

Luz, Câmera, Ação!

Musical Moulin Rouge em Goiânia