Festival do Teatro Brasileiro em Goiás

O estado de Goiás e o Distrito federal irão receber de 3 maio a 3 de junho a 12ª Edição do Festival de Teatro Brasileiro (FTB). Esse ano o festival será representado pela cena Gaúcha, uma mostra da diversidade teatral do Rio Grande do Sul. 


O Festival é patrocinado pela Petrobras e Caixa, incentivo do Ministério da Cultura / Lei Federal de Incentivo à Cultura e Governo Federal, que tem o intuito de promover o intercâmbio cultural entre os estados brasileiro. Durante o mês de maio e junho diversas peças serão encenadas em Goiânia, Anápolis, Goiás Velho, Pirenópolis, Ceilândia, Gama, Taguatingua e Plano Piloto. Serão ao todo 15 espetáculos e 68 apresentações para que o público do centro oeste conheça um pouco dos diversos gêneros teatrais encenados pelos Gaúchos. Os curadores, Sergio Maggio e Guilherme Filho primaram pela qualidade dos espetáculos e ressaltam que “Ao final da curadoria, ficou o desenho de um estado cuja produção cênica se pauta na preocupação do objeto artístico, no mergulho no processo de criação e pesquisa e na ênfase em oferecer ao espectador um produto cultural que o surpreenda”, relata Sérgio Maggio.


O Festival acontece desde 1999 e tem como objetivo a democratização do teatro e a qualificação do profissional. O festival Gaúcho acontece pela primeira vez, mas outras cenas fizeram bastante sucesso no decorrer desses onze anos de projeto, foram elas, a baiana, a cearense, a pernambucana e a mineira, encenada no ano passado no Rio Grande do Sul.


O Festival oferece oficinas e espetáculos gratuitos e de valor simbólico, a ideia é fazer com que toda a comunidade participe e conheça um pouco dessa expressão artística, tão antiga, o teatro, e além disso possa conhecer a diversidade cultural de outros estados e culturas do nosso país. “A possibilidade de mostrar um painel representativo da produção cênica de um estado para o público de outro estado é uma das singularidades do FTB”, explica Sergio Bacelar, da Alecrim Produções Artísticas, de Brasília, idealizador e coordenador do Projeto.


Para os que querem participar das oficinas é bom se adiantar, pois elas acontecem, aqui em Goiânia, nos dias 28 desse mês, na Casa das Artes, e vão até 13 de maio. Cada oficina dura em torno de dois dias e as inscrições devem ser feitas antecipadamente, por isso deem uma olhada no http://www.alecrim.art.br para conferir as datas e o tema que mais lhe agrada.

A abertura do Festival acontecerá dia 03, próxima quinta, às 20 horas no Teatro do Instituto Federal de Educação com a peça "Mundo Miúdo". Às 21 horas será a vez de "Cabarecht", uma peça que retrata os cabarés alemães do início do século passado, onde uma pianista, cantora e atriz se apresenta para um seleto público numa ambientação que remete elegância e a diversão dos anos 20. A direção e o roteiro são de Humberto Vieira. No dia seguinte a encenação será no Teatro Goiânia Ouro com o espetáculo "O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só", onde o premiado ator Heinz Limaverde transita por vários tipos de ambientes circenses valorizando a teatralidade da cena e o universo do circo. A peça ganhou o Prêmio Açoriano do ano passado como Melhor Direção e Melhor Figurino.

O Festival do Teatro Brasileiro - Cena Gaúcha estará no estado durante todo o mês de maio e para você não perder nada acesse http://www.alecrim.art.br e confira toda a programação.

Fontes: 

 OlhO Comunicação

Assessoria de Imprensa do Festival de Teatro Brasileiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cambalhotas - O Musical Excelente

Luz, Câmera, Ação!

Musical Moulin Rouge em Goiânia